Teve humildade

Eu sempre fui e continuo sendo contra ver meu time jogando como um pequeno, lá atrás, fechadinho, mais preocupado em não perder do que em vencer.

A maior crítica que faço ao trabalho do Mano Menezes – e fazia ao trabalho do Tite também – é exatamente a mania de mandar todo mundo pra defesa quando faz 1 a 0, em casa, ou quando está 0 a 0, fora. Eu sei que se ganhar todas em casa e empatar a maioria fora, ganhando uma ou outra, consegue o título. Mas não tem jeito, eu não gosto.

Se tem uma marca nos jogos do Corinthians nos últimos 3 ou 4 anos é a chatice. O time é bem armado defensivamente, tem jogadores que sabem tocar a bola (irritantemente) de lado, segurar quando preciso, fazer uma cera, se for o caso. E assim cada partida é uma luta contra o sono.

Porém, ontem, acho que podemos dizer que a postura do time alvinegro foi perfeita. O Corinthians teve a humildade de reconhecer que técnica, tática e talvez fisicamente é inferior ao Cruzeiro. O Virtual campeão brasileiro vem jogando o fino da bola, e mesmo quando perde geralmente joga bem.

Pensando nisso, o técnico Mano Menezes postou o Corinthians atrás da linha da bola, sim, mas com certa agressividade. Não foram poucas as bolas que o time do Parque São Jorge (não dá pra dizer o time da Arena Corinthians, é muito estranho) roubou do meio campo pra frente, inclusive no lance do gol.

O Cruzeiro tentou pressionar muito no início do primeiro tempo, mas encontrou uma barreira praticamente intransponível na defesa corintiana, e quando conseguiu passar deu de cara com um inspirado Cássio (coisa rara). Com o tempo, a empolgação da torcida e a volúpia dos jogadores foi diminuindo e coube ao time paulista controlar a posse de bola e a velocidade do jogo.

Destaque positivo para a participação do meia Renato Augusto, que aparentemente conseguiu uma estabilidade física e agora vem crescendo tecnicamente, e ao meia atacante Luciano (o novo Tupãzinho), que tem entrado e feito gols em praticamente todos os jogos. Negativamente, me impressiona o quanto o Fagner é fraco. O Corinthians precisa urgentemente de um lateral direito.

E vocês, gostaram da partida? Acham que ainda dá pra alguém chegar no Cruzeiro? Comentem e compartilhem!tupa

Deixe uma resposta