Salsicha de Hot Dog e Weisswurst

E a segunda rodada do grupo G terminou neste fim de semana. Um surpreendente empate entre a favorita Alemanha contra o azarão time Ganes. No jogo mais decisivo, nada decidido. Graças a um empate no minuto final, e olhe que o minuto final foi aos 50 do segundo tempo. EUA 2 X 2 Portugal.
O sonho americano de passar para a segunda fase quase se concretizou antecipadamente, porém está muito vivo. Vejamos o que precisa ocorrer para cada equipe se classificar.
Alemanha
Uma vitória simples permitirá aos alemães a classificação em primeiro lugar. Um empate, deixará a equipe chucrute com 5 pontos o que também permitirá a classificação em primeiro lugar pelo saldo de gols. Uma derrota poderá deixar os alemães classificados em segundo lugar, desde que ocorra empate no jogo Gana X Portugal, ou ainda, vitória magra de qualquer um dos outros times, isto é, vitória que permita aos alemães se classificarem pelo saldo de gol. Atualmente eles estão com 4 gols de saldo. Ou seja, perdendo por um gol, o saldo ficará em três, e Gana que está com saldo -1 não poderá vencer por mais de 4 gols de diferença. Ou seja, mesmo perdendo, provavelmente haverá Weisswurst (salsicha branca típica da Alemanha) nas oitavas de final.
Estados Unidos
Já sentiram o gostinho das oitavas, porém o empate adiou a classificação. Agora se classificam em primeiro do grupo vencendo o jogo contra a Alemanha. Se empatarem, os dois times se classificam, o que pode deixar o jogo entre americanos e alemães com uma temperatura bem amena. Se perderem para os alemães, os americanos se classificam em segundo lugar caso haja empate entre portugueses e ganeses. Uma vitória de Portugal, com pouca diferença de gols, também classificará os americanos. Quanto aos ganeses há um empate nos critérios de classificação até o momento, excetuando-se, obviamente, o mais importante, o número de pontos.
Gana
Já não depende mais só de si, pois como já dissemos, um empate entre americanos e alemães, define o grupo. Assim, os Ganeses precisam vencer com uma diferença de dois gols e torcer por vitória do time teutônico.
Portugal
Acho que a melhor saída para os patrícios está em Guarulhos. Precisam ganhar de goleada para tirar um saldo negativo de 4 gols e torcer por vitória da Alemanha contra os Estados Unidos. Pelo futebolzinho do gajo mor (o falso Ronaldo, já que Ronaldo só existe um: Angelim) a coisa está muito feia.

Para não restar dúvida, vejamos os critérios de desempate para os grupos:

1) Número de pontos obtidos em todos os jogos da fase de grupos
2) Saldo de gols em todos os jogos da fase de grupos
3) Número de gols marcados em todos os jogos da fase de grupos
Caso duas ou mais seleções permaneçam empatadas após a aplicação dos critérios acima, a sua colocação será determinada com base nos seguintes critérios de desempate:

4) Número de pontos obtidos nos confrontos diretos entre as equipes empatadas na fase de grupos
5) Saldo de gols dos confrontos diretos das equipes empatadas na fase de grupos
6) Número de gols marcados nos confrontos diretos das equipes empatadas na fase de grupos
Considerando tudo isto, eu sentencio (apesar disto não ter valor nenhum): Só passarão para a segunda fase os times das salsichas, sendo que a do hot dog ficará em segundo lugar.

Deixe uma resposta