Escolha uma Página

Nesta quinta-feira, Mano Menezes anunciou os 24 jogadores que serão chamados para o jogo contra Gana, dia 5 de setembro.

Dessa vez, irei setor a setor começando pelos goleiros:

Julio Cesar(Inter de Milão), Jefferson(Botafogo) e Fábio(Cruzeiro)

Olhando o que temos atualmente, não foge muito disso aí, talvez o Fernando Pras que vive ótima fase no Vasco, mas ainda sim nada muito unânime. Acho apenas que outros goleiros devem ser testados, até porque o Júlio César tem lugar cativo como titular, então qual o problema de experimentar os outros?

Agora os Zagueiros:

David Luiz(Chelsea), Dedé(Vasco), Lúcio(Inter de Milão), Thiago Silva(Milan)

Entendo o fato de ele convocar o Lúcio pela experiência dele, mas espero que ele pare de insistir com ele de titular, que não dá mais. Nunca fui fã dele, sempre achei que com essa mania de sair como vaca louca para o ataque, já deixou muitas vezes seu time em situações difíceis. Reconheço também que ele viveu fase fabulosa na Inter que ganhou tudo, porém ele vem em fase decrescente, melhor apostar na dupla Thiago Silva/David Luiz, até porque além de tudo ele não terá idade para a próxima copa(estará com 37 anos)

Os laterais:

Daniel Alves(Barcelona), Adriano(Barcelona), Danilo(Santos) e Marcelo(Real Madrid)

Eu era daqueles que apoiavam o fato do Mano não chamar o Marcelo para a seleção por conta do e-mail, pois acho que o mínimo de vontade de jogar deve ser demonstrado. Nenhum jogador é obrigado a ir, então se for, que seja para jogar a sério. Agora independente disso, convocar ele logo depois de ele estrelar um espetáculo ridículo contra o Barcelona, ao dar um entrada criminosa no Fábregas, ser expulso direto, pouco tempo depois de entrar. Demonstrar total falta de controle, de preparo emocional e ainda prejudicar o time que tinha até chance de conseguir o resultado. Será que o Mano viu nessa atitude dele uma qualidade e por isso chamou? difícil de entender os critérios e os “méritos” que cada um tem para ser convocado, mas esses com certeza o Marcelo não teria nesse momento. Ponto negativo para o Mano(de novo) por chamar o cara na hora errada.

Sobre o Danilo, acho uma boa aposta, pois é jovem e vem jogando muito bem, tanto pelo Santos, como pela Seleção sub-20.

Volantes:

Elias(Atlético de Madrid), Lucas Leiva(Liverpool), Luiz Gustavo(Bayern de Munique) e Ralf(Corinthians)

Curiosamente aqui o caso se inverte no que diz respeito a méritos, pois o Elias, que tanto foi criticado e que ninguém nunca sabe a razão de ele estar(inclusive eu) entrou no segundo tempo do jogo do Atlético de Madrid, marcou 2 gols e decidiu a partida, pelo menos parece que dessa vez a convocação fez bem para ele.

Gostaria de saber o que o Lucas fez de tão bom para ser elemento intocado nessa convocação, pois não vem jogando nada no Liverpool, na seleção também não, entretanto sempre é lembrado. Será que Arouca, Sandro(Tottenham) não merecem muito mais do que ele?

Os outros dois são apostas, dá pra dizer que vale o teste.

Meias:

Ronaldinho Gaúcho(Flamengo), Paulo Henrique Ganso(Santos), Fernandinho(Shaktar) e Lucas(São Paulo)

Ronaldinho é justo pelo momento que vem passando, parece que resolveu voltar a jogar futebol e não apenas enganar e fazer uma partida boa a cada 10. Ele quando quer, pode ser decisivo, pois qualidade pra isso tem de sobra. Esperamos que agora ele finalmente jogue o que sabe e pode pela seleção, já que há anos ele não faz isso.

Fernandinho de novo? A pergunta que fica é: por que? No time dele mesmo tem o Jádson e o William, que merecem muito mais que ele, no entato o Jádson foi cortado por ter marcado um gol e dado assistência para outro, pelo visto é uma falha grave aos olhos do Mano.

Hernanes é assunto batido, mas sempre vale lembrar: ontem ele marcou pela Lazio e mais uma vez jogou bem, porém isso não é razão para ser convocado, mas talvez se ele tivesse tentado quebrar a perna do jogador do time adversário ele poderia ter alguma chance, vá entender…

Finalmente o ataque:

Alexandre Pato(Milan), Neymar(Santos), Robinho(Milan), Hulk(Porto) e Leandro Damião(Internacional-RS)

Já defendi muito o Kleber para ser convocado, porém atualmente ele nem de longe merece, pois não vem jogando nada.

Acho que talvez trocando o Robinho ou Pato pelo Nilmar, a convocação estaria perfeita.

Leandro Damião vem marcando gols em quase todos jogos, é jovem e muito promissor, faz por merecer.

O Hulk não é levado à sério pelo seu apelido, porém os jogos que ele têm feito e os números dele mostram que a convocação é justíssima, pois além de ser um bom assistente(Falcão Garcia cansou de fazer gols com passe dele), ainda é um ótimo finalizador com um chute muito forte. Merece a convocação e que dessa vez o Mano o ponha para jogar mais tempo também.

 

Os critérios do Mano continuam inexplicáveis, porém dá pra dizer que bem ou mal a convocação melhorou, com as ressalvas já citadas acima, pelo menos ele tem diminuído o número de “cativos” na seleção, o que é um avanço. Vejamos como ela se sairá e se pegará a seleção A ou B de Gana.

%d blogueiros gostam disto: