Escolha uma Página

Meu último texto, que falava que a seleção brasileira não é mais a mesma, causou certa polêmica, porque a maioria não concorda que não temos mais jogadores de destaque ao redor do mundo como tínhamos antigamente… Pois bem, baseado nisso, resolvi montar um ranking de seleções, tendo como base o desempenho dos jogadores na última temporada. Para isso, é necessário considerar que:

– Este estudo é obviamente uma brincadeira e não tem valor científico;

– Variáveis importantes como a titularidade ou não de cada jogador em seu time e a participação ativa de cada um no sucesso (ou fracasso) do mesmo não foram consideradas;

– Estar em um time vencedor não significa que o cara é bom, e jogar em um time ruim não aponta o jogador como perna de pau;

– O peso de cada campeonato foi distribuído de forma subjetiva, de acordo com o que eu acho relevante – e aí cada um fica à vontade para concordar ou discordar.

Posto isso, vamos aos critérios. A pontuação foi atribuída para cada jogador, considerando o time que defendeu na última temporada. A referência utilizada para cada jogador foi o álbum oficial de figurinhas da copa, e para os jogadores que não estão lá, o São Google. (assim como a grafia dos jogadores e equipes também seguiu a do álbum). Por fim, utilizei a escalação de cada equipe no jogo de estreia na copa, por julgar que a partir dali os times podem ter sofrido por contusão e/ou suspensão. A única exceção foi o goleiro Buffon, da Itália, que não jogou a primeira partida mas creio que ninguém aqui tenha dúvidas a respeito de sua titularidade. Para cada campeonato, foram atribuídos pontos de acordo com a seguinte tabela:

Critérios para o ranking de seleções

Critérios para o ranking de seleções

Sem mais delongas, vamos ao resultado do nosso ranking:

ranking

Sim, meus amigos, é isso que vocês estão vendo. A Espanha é a seleção que tem o maior número de jogadores relevantes, seguida de Alemanha e Portugal. O Brasil fica em 7º, atrás ainda de Itália, França e Argentina.

Como eu disse no início do texto, isso não significa absolutamente nada, posto que dos 4 primeiros, somente um continua na copa do mundo. Mas me parece indiscutível que nossos jogadores brasileiros não são exatamente os jogadores mais vitoriosos da última temporada europeia.

Aliás, uma possível explicação para o mau desempenho das principais seleções pode ser o fato de que os jogadores foram até as finais dos campeonatos disputando títulos e estão mais cansados física e psicologicamente.

A título de curiosidade, abaixo estão as tabelas seleção por seleção. E você, o que achou do ranking acima? Concorda, Discorda? Faria muito diferente? Comente, opine, compartilhe!!!!

01_espanha

02_alemanha

03_portugal

04_italia

05_franca

06_argentina

07_brasil

08_holanda

09_inglaterra

 

%d blogueiros gostam disto: