Müller, nome de artilheiro

A briga pela artilharia da Copa do Mundo de 2014 tem um concorrente com nome de peso, Müller – Thomas Müller. Ele carrega o sobrenome do segundo maior artilheiro de todas as Copas com 14 gols, o também alemão Gerd Müller.

Gerd Müller foi artilheiro da Copa de 1970 com 10 gols e fez 4 gols no título alemão em 1974, ou seja fez seus 14 gols em apenas 2 Copas, diferentemente de Klose que fez 14 gols em 3 Copas (5 em 2002, 5 em 2006 e 4 em 2010) e de Ronaldo que fez 15 gols em 3 Copas (4 em 1998, 8 em 2002 e 3 em 2006) e teve atuações heróicas nas partidas de mata-mata na Copa de 1974, levando a Alemanha ao bicampeonato principalmente com dois gols na final.

O novo Müller, o Thomas, tem 26 anos, está em seu segundo Mundial (fez 5 gols em 2010), tem 3 gols – só na primeira rodada – nesta Copa, e já fez mais gols em Mundiais que jogadores muito mais badalados, como Messi (2 gols em Mundiais) e Cristiano Ronaldo (2 gols em Mundiais).

Muitos dizem, inclusive o velho Müller (Gerd) , que Thomas não só pode ser artilheiro desta edição como também se tornar o maior artilheiro de todas as Copas. Para que isto aconteça ainda neste Mundial, Thomas teria que fazer mais 6 gols nas partidas da Seleção Alemã. E é possível!

Se a Alemanha chegar à final ou à disputa do 3º lugar será necessário que Thomas Müller faça um gol em cada jogo para alcançar a marca histórica de 15 gols e o tornaria, provavelmente, artilheiro do Mundial com 10 gols.

Como Müller tem apenas 26 anos, mesmo que está marca não seja batida por ele neste Mundial, poderá ser alcançada no máximo em 2018 quando o atacante, se convocado, jogará seu terceiro Mundial.

Na disputa pelo título de maior artilheiro de todas as Copas, à frente de Müller está seu compatriota (mais ou menos porque é polonês de nascimento) Miroslav Klose que já conta com 14 gols, mas não é titular da seleção. No jogo contra Portugal – vitória de 4X0 – muitos acreditavam que Klose jogaria alguns minutos para pelo menos igualar a marca de Ronaldo, mas Joachim Löw (alemão com nome de português e que come meleca de nariz) não se comoveu com o clamor popular e deixou Klose no banco.

Thomas Müller é, sem sombra de dúvidas, um dos favoritos a artilharia desta Copa . Ele já tem 3 gols, e fez estes gols contra o adversário mais complicado do grupo (Portugal) e agora contra os adversários menos difíceis (Gana e EUA) deve ampliar este número.

Depois disto começa a fase eliminatória e aí deve enfrentar nas oitavas um adversário sem muita tradição (2º do grupo H), o que aumenta as esperanças de chegar a artilharia e quem sabe bater o recorde de 15 gols que pertence a Ronaldo ou ao menos alcançar Klose e seu xará Gerd Müller.

Se ele vai conseguir tudo isto? Não sei, mas uma coisa sei Müller é nome de artilheiro!

Deixe uma resposta