Futebares: porque torcer com diversão tem endereço certo

Que o Brasil é o país do futebol todo mundo sabe. A paixão pelo esporte no país é tão grande que é muito comum em dia de partidas os torcedores se reunirem em bares para assistir e comentar cada lance dos seus times ou adversários (isso sem contar o coro contra os juízes). Aliás quem é que não gosta de unir futebol, amigos e diversão?

De pé: Alexandre Grassiotto (esquerda), Rafael Pires (centro), Felipe Donatelli (direita); Agachados: João Bayma (esquerda) e Álvaro Cunha (direita)

Que o diga Felipe Donatelli (Corinthiano), Álvaro Cunha (Flamenguista), Alexandre Grassiotto (Corinthiano), João Bayma (São Paulino) e Rafael Pires (São Paulino).

Apesar de torcerem para times diferentes, eles têm em comum o fato de serem amigos/ sócios. Mas você deve estar se perguntando: afinal o que isso tem a ver com futebol. A resposta é: muita coisa. É que sempre que eles iam procurar um novo bar para irem ou um bar que transmitisse um jogo específico eles encontravam dificuldades, já que havia escassez desse tipo de informação na internet.

A partir daí, surgia o Futebares, site onde o quinteto desenvolveu um sistema de Ranking para indicar os melhores bares onde é possível assistir aquela partida imperdível de futebol.

“O nome é muito feliz, pois é a junção clara de futebol e bares, é auto-explicativo e já deixa clara a premissa do site. No começo era uma opção, se não me engano foi uma das primeiras opções e demorou um pouquinho para realizarmos que este era o melhor nome, hoje não há dúvidas que foi a melhor escolha, ele causa muita simpatia entre as pessoas”, explica Felipe Donatelli.

Ele explica que seria uma espécie de site de busca. “Seria uma honra se tornar o ‘Google dos bares que transmitem futebol’ daqui algum tempo”, brinca Felipe. Apesar da comparação, o serviço conta com alguns diferenciais em relação ao buscador mais famoso do mundo, tais como o Ranking dos melhores bares. Além disso, promoções e ações de marketing são aliadas para fidelizar o uso da ferramenta, principalmente por meio das redes sociais, onde o grupo irá concentrar suas principais promoções.

Por enquanto o Futebares só atua na cidade de São Paulo, mas há sim planos de crescimento e inclusive o grupo já foi procurado para realizar esta expansão em algumas outras cidades (ver mais no intertítulo Futuro).

Interação

O Futebares busca ser um serviço interativo. No momento o usuário pode, por exemplo, comentar sobre os bares no próprio site e enviar sugestões tais como a inclusão de outros bares no sistema. Quem acessa a home do projeto também pode se cadastrar para participar das futuras promoções. Além disso, os próximos Rankings de melhores bares serão totalmente feitos pelos usuários, através de uma votação que irá ser disponibilizada no site.

Perfil do público

A maior parte dos usuários são homens, e em uma análise mais profunda, os organizadores do projeto concluíram que o maior público é composto pelas classes A,B e C e que possuem de 18 a 35 anos.

“Claro que se tratando de futebol e bares, lidamos com um público alvo específico, e que por sinal é muito grande, composto na maioria por homens, mas sabemos que muitas mulheres hoje também gostam e acompanham futebol, então o Futebares foi feito pra todos”, esclarece Felipe.

Futebol x Mulheres

Com certeza não é só o público masculino que tem aproveitado as vantagens do serviço. É o que garante a engenheira civil Renata Soares Bayma. “Acho que o Futebares é igual para todos sim, é um site para quem gosta muito de futebol, independente de sexo, idade ou condição social. Acredito que mulheres (vamos supor as que não gostam nada de futebol) também podem usar os serviços dos sites para sair com amigas, aproveitar as promoções e informações sobre os bares”.

Torcedora da Portuguesa, Renata usou o site para escolher um bar para assistir a partida final da Libertadores entre Santos e Peñarol. “Acabei indo no Bar Artilheiros que era o nº 1 do ranking. Achei muito interessante, acho que estava faltando um site assim no Brasil. Muito útil pra quem gosta de ver jogos e nunca sabe onde está passando”.

Grandes amigos

Além dos apaixonados por futebol e das mulheres, o Futebares tem sido fundamental para garantir a distração de pessoas que estão descobrindo os encantos da nossa cidade.

Por indicação de um amigo espanhol, Jaime Martín Bradshaw conheceu o Futebares. O torcedor do Real Madrid (no Brasil ele torce para o Corinthians) vive há menos de um ano no Brasil e usa o serviço para garantir novas descobertas. “O site me ajuda bastante a encontrar barzinhos legais perto da região da Paulista. Encontrei e acabei indo no Bar Posto 6, que está entre os 10 mais do ranking do site. De zero a dez, acho que o site merece um ‘10rte’!!! ”.

Futuro

Apesar de estar há pouco tempo no ar (o site foi lançado no dia 14 de junho) mais de 100 bares já foram cadastrados no sistema.

Mas os sócios sabem que precisam inovar para continuar atraindo novos parceiros e também para agradar os clientes. Por isso, elas já trabalham para trazer novidades aos internautas.

“A curtíssimo prazo o plano é fechar nossas cotas de patrocínio e parceria para acionar novas ações de marketing e então divulgar o site amplamente. Logo após isso já começaremos a estudar como implementar nossas novas ideias, como o lançamento do aplicativo para smartphones, o Ranking elaborado pelos internautas, parceria com bares para pequenas vendas coletivas, vendas de produtos com a marca Futebares e expansão para outras cidades, entre outras melhorias que virão por aí”, afirma Felipe Donatelli.

Então para quem gosta de diversão e quer ver algumas partidas de futebol já tem endereço certo. Mais informações no www.futebares.com.br

Deixe uma resposta