E agora Mano?

Talvez contrariando muitas expectativas(inclusive a minha) o Brasil conseguiu perder a medalha de ouro que tão certa parecia para o México por 2 a 1. E devo dizer que com muita parcela de “méritos” do Mano.

Virou lugar comum jogar a culpa toda no Mano, todos passaram praticamente os dois últimos dias o fazendo, mas a pergunta que fica: é exagero? eu diria: NÃO!

Talvez o maior erro dele tenha sido o de justamente querer comandar essa seleção, pois os méritos do time ter chegado até lá com digamos um “grupo” eram todos do Ney Franco, que usou praticamente a mesma base durante todo período que comandou as seleções de base, porém na hora das olimpíadas, o Mano fez questão de assumir e creio q talvez essa tenha sido sua falha decisiva(acho muito improvável que ele chegue a copa).

O time perdeu o jogo coletivo que marcava essa seleção do Ney Franco e o time dependia apenas de jogadas isoladas do trio Neymar-Oscar-Damião, porém em um jogo que o coletivo era decisivo, os 3(que além de tudo estavam em um dia pouco inspirado), foram presas fáceis para a defesa mexicana, afinal eles dependiam de dominar bolas lançadas para eles e se virarem no ataque.

Além de todo esse problema, creio que chegamos a uma injustiça: o caso do Hulk. Todos pegaram muito no pé dele e o criticaram por simplesmente dizer que ele não tem qualidade para jogar na seleção. Acho absurda essa crítica, pois apesar de ele não ser um grande craque, ele é sim um ótimo jogador. Concordo sim que ele não devia ter ido, pois um jogador de defesa era mais importante que um atacante(fosse um Maicon, Dani Alves, David Luiz), pois esse era de longe o setor mais fraco do time. O Rafael ainda parece sentir um pouco o peso da camisa, pois mostra um futebol muito irregular e o Juan… bom o Juan com sorte nunca mais veremos na seleção, pois ele é terrível como zagueiro, só não é pior que seu reserva Uvini. Admiro seu empresário que o levou para Internazionale mesmo jogando um futebol tão fraco.

A pior conclusão que se pode chegar depois disso é que a base da seleção é mais ou menos essa: Thiago Silva, Marcelo, Oscar, Neymar e Damião. Goleiro ainda não temos, Lateral direito deve ser o Daniel Alves e zagueiro o David Luiz. Volantes ainda não se tem uma definição, tal como se o time utilizará outro meia ou mais um atacante(com o Neymar recuado). Olhando para os times com os quais o Brasil jogou e considerar que ele sofreu para um México muito mais fraco que o principal e praticamente sem nenhum jogador do time principal é preocupante ver o futebol horrível que o time apresenta.

O Mano parece não ter a capacidade de montar um time com treinos esporádicos e acertar uma base fixa que venha a ter alterações devido a melhora/piora de algum jogador. Vendo o quadro atual de evolução da seleção(ou seja praticamente nenhum) fica difícil realmente esperar uma boa campanha na copa de 2014.

Acredito que até o fim do ano devamos ter novidades na seleção quanto a isso, pois meu palpite é que ele não dura nem até 2013

Deixe uma resposta