Convocações para a Seleção podem complicar Santos

O Santos vive um momento que todo torcedor brasileiro gostaria que seu time de coração estivesse vivendo também. Tem um elenco valorizado e os dois jogadores mais balados do país, ganhou os dois títulos que disputou no ano e tem, desde as categorias sub-17 até a profissional, jogadores convocados para a Seleção Brasileira. É aí que mora o perigo.

Com seus jogadores principais convocados para as seleções sub-17, sub-20 e principal, o Santos acaba prejudicado. Embora tenha adiado três jogos – um deles contra o rival Corinthians, que poderá sofrer um novo adiamento – o Santos pode vir a ter as consequências no final do Campeonato Brasileiro. Lógico, o torcedor não está lá muito ligando para a colocação que o Peixe ficará no Brasileirão 2011, mas se importando com o Mundial de Clubes no Japão em dezembro.

O problema é que, enquanto seus jogos vão sendo adiados, o calendário santista vai ficando mais apertado correndo o risco de ter uma maratona de jogos que podem culminar em lesões justamente quando o Santos precisará de seu elenco ileso, ou seja, perto do torneiro internacional.

Não deveríamos ter rodadas do Brasileirão quando a seleção estiver em campo, a não ser que somente jogadores que atuam no exterior fossem convocados. Porém, a grande realiadade é bem diferente. Não é novidade que clubes façam verdadeiras engenharias de transportes para que seus jogadores atuem pela seleção e estejam de volta ao clube a tempo de disputar um jogo importante.

A necessidade de fazer com que Neymar e Ganso estejam aptos a atuarem pela seleção em 2014 tem relação direta com o preço que o Santos paga, ou seja, o comprometimento do planejamento do técnico Muricy Ramalho e os objetivos do clube em 2011. Tudo bem que o clube contratou reforços gabaritados que podem manter o Campeonato Brasileiro, porém, o risco de lesão quem acaba arcando é mesmo o clube.

Cabe ao Santos e a Muricy Ramalho administratar muito bem este momento, pois, se grupo se desgastar em busca de um título nacional, poderá se comprometer para o Mundial Interclubes. E isso não está nos planos.

Deixe uma resposta