A melhor copa da história pode sim ser a do Brasil

taca-copa-do-mundo-brasil-2014Muito se discute mundo a fora e principalmente no Brasil se essa Copa do Mundo de 2014 é a maior copa de todos os tempos.

 

Em questões comerciais e de marketing não resta a menor dúvida, de público também não. Futebolisticamente, de forma até surpreendente, temos uma qualidade técnica muito boa e partidas emocionantes ao extremo. Mas de que forma podemos de fato avaliar se essa é a maior Copa de todos os tempos?

TELEVISÃO

Que a Copa do Mundo de Futebol é um evento global, de alcance estratosférico não resta a menor dúvida. A cada edição que se passa, maior é o número de telespectadores que assistem todos jogos mundo a fora e obviamente maior é o número de cifrões que envolvem o torneio.

FAN FEST e TORCIDAS

A partir da copa da Alemanha em 2006 a FIFA teve a excelente sacada de criar as fan fests, que nada mais são do que pontos de encontros oficiais para que torcidas do mundo se encontrem e assistam os jogos confraternizando-se mesmo que sem ingressos e sem comparecer aos estádios.

Com isso, o que  já significava bilhões na televisão, agora multiplico-se absurdamente também nos espaços comerciais urbanos, pois além dos interessados em presenciar os jogos nos estádios, agora estavam em crescente ascensão o número de torcedores que apenas queriam curtir a festa da Copa do Mundo no país sede junto a milhares ou milhões de torcedores locais e estrangeiros.

Infelizmente sabemos que tudo que vira ouro e cresce gera automaticamente uma sedenta fonte de enriquecimento e consequentemente um antro de atos lícitos e ilícitos na busca pelos ganhos financeiros. Mas creio que esse lado já foi e ainda será muito discutido na mídia, e não será no meio da copa do mundo que abrirei essa discussão novamente. Nesse momento quero apenas me concentrar no que de fato é benéfico para nosso país e para o futebol.

RECEPÇÃO BRASILEIRA

Um dos postos do FIFA Fan Fest
Um dos postos do FIFA Fan Fest

Voltando as fan fests, seria meio óbvio imaginar que o povo brasileiro em sua extrema maioria seria receptivo e caloroso com os turistas.

 

 

Aliás, já fazemos isso o ano todo, só que agora com uma dimensão imediatista muito maior. Não a toa temos nessa copa o recorde de ingressos vendidos, estádios em sua maioria lotados e uma invasão de turistas europeus, asiáticos, africanos, mas em sua esmagadora maioria de cidadãos da América do Sul e México.

COPA DA AMÉRICA LATINA

Em meu facebook estou a todo momento repetindo que essa é a copa do Brasil, mas é também a copa dos latinos. O que estão fazendo nos estádios os torcedores entoando os hinos dos seus países a capela assim como o Brasil é algo que arrepia a todos que gostam de futebol e que sentem carinho pelos nossos países hermanos.

torcida-chilena-copa-2014 Colombia v Greece: Group C - 2014 FIFA World Cup Brazil torcida-mexicana-copa-2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A COPA DOS CRAQUES

Se as torcidas são um dos destaques dessa copa, é com muita felicidade que podemos dizer que o futebol jogado e a qualidade das partidas é finalmente depois de muitos anos um dos grandes destaques de uma Copa do Mundo. Ainda que muitos craques tenham ficado de fora, devido a lesões e a não classificações de seus países, casos de Bale e Ibra, foram raros os jogos até aqui que não tenham prendido a atenção dos torcedores do mundo todo.

Não a toa a média de gols até aqui é de 3 por partida e mais sensacional ainda é a fantástica participação dos craques. Nas últimas 3 ou 4 edições, os principais jogadores do mundo sucumbiram aos finais de temporada europeus e tiveram regulares ou péssimos desempenhos no torneio. Mas dessa vez, com exceção de Cristiano Ronaldo que teve uma estreia desastrosa de Portugal, todos outros principais jogadores do torneio já marcaram gols, e alguns muitos gols, e muitos belos gols.

robin-van-persie-copa-2014

 

 

 

 

 

GRANDES PARTIDAS

Em apenas 1 semana de torneio, apenas na 2ª rodada da copa, já tivemos alguns ótimos clássicos, como Inglaterra x Itália e Uruguai, Espanha x Holanda e Alemanha x Portugal, já tivemos zebras como a Costa Rica ganhando do Uruguai e já tivemos até a provável maior decepção da competição com a eliminação da Espanha, campeã mundial, antes mesmo do término da primeira fase com 2 derrotas acachapantes para Holanda e Chile.

CONCLUSÃO

Com todos esses pontos citados, a maior festa de rua de todas as copas, as maiores festas de torcidas locais e estrangeiras, a maior venda de bilheteria, a maior média de gols das últimas décadas, o maior número de telespectadores pela TV, um número grandioso de ótimos jogos, a qualidade das partidas, a participação espetacular dos craques, zebras, decepções, e tudo isso em apenas 1 semana, podemos dizer que sim, até esse momento a Copa de 2014 está sendo  e até o final tem tudo para se concretizar como a maior copa de todos os tempos.

torcida_na_fan_fest-copa-2014

Deixe uma resposta